9. Leia a notícia:
“Os telegramas do Departamento de Estado dos EUA são a segunda maior liberação de documentos secretos publicados pelo Wikileaks. O primeiro, publicado no início deste ano, revelou centenas de milhares de documentos sobre as guerras no Iraque e no Afeganistão. Funcionários do governo dos EUA criticaram a liberação desses dados, que muitas vezes contêm detalhes embaraçosos sobre as relações com outros governos”.
(http://idgnow.uol.com.br/internet/2010/12/01/amazon-deixa-de-hospedar-wikileaks-apos-pressao-do-governo-dos-eua/)
- Sobre esse assunto, assinale a ERRADA:
a) Wikileaks é uma organização de mídia sem fins lucrativos dedicada à trazer notícias importantes e informações ao público.
b) No domingo 28 de novembro de 2010, o site Wikileaks começou a publicar 251,287 telegramas vazados da Embaixada dos Estados Unidos, o maior conjunto de documentos confidenciais liberados para o domínio público.
c) De acordo com o senador Joe Liberman, dos Estados Unidos, a empresa Amazon tirou do ar as páginas do site, que estava usando seus serviços de cloud (nuvem/hospedagem) após sofrer ataques.
d) Dois dias depois da publicação dos telegramas, em 30 de novembro, a pedido da justiça da Suécia, a Interpol distribuiu em 188 países, uma notificação vermelha, ou seja, um chamado àqueles que souberem do paradeiro de Julian Assange o jornalista suéco, criador do site Wikileaks.
e) WikiLeaks recebeu vários prêmios para novas mídias, incluindo o New Media Award 2008 da revista The Economist. Em junho de 2009, a WikiLeaks ganhou o Media Award 2009 (categoria "New Media") da Anistia Internacional, pela publicação de “Kenya: The Cry of Blood - Extra Judicial Killings and Disappearances”, um relatório da Comissão Nacional Queniana de Direitos Humanos sobre a política de extermínio no Quênia.
* questão retirada da prova de concurso de bolsas - turma fiscal - do Unicursos São José dos Campos (16/1/11); proibida a reprodução;
** comente e concorra a apostilas do prof. Douglas.
Um comentário:
Gabarito oficial: D
Postar um comentário