5. Acerca dos crimes contra a fé e a administração públicas, assinale a opção correta.
a) O crime de uso de documento falso não possui preceito secundário específico, sendo aplicável a tal crime a pena cominada à falsificação ou à alteração do documento.
b) Considerando que um indivíduo tenha falsificado cinquenta moedas metálicas de vinte e cinco centavos de reais, colocando-as em circulação, segundo o entendimento do Superior Tribunal de Justiça ( STJ ), por serem as moedas de pequeno valor, será aplicável o princípio da insignificância, pela mínima ofensividade da conduta do agente.
c) No crime de corrupção passiva, a pena não será aumentada se, em consequência da vantagem ou promessa, o funcionário retardar ou deixar de praticar qualquer ato de ofício, pois tal fato já constitui elementar do crime.
d) Praticará crime de prevaricação o funcionário público que deixe de responsabilizar, por indulgência, subordinado que cometa infração no exercício do cargo, tendo competência para fazê-lo.
e) O indivíduo que, no exercício da função pública, tenha praticado violência contra colega de trabalho responderá por lesões corporais, pois não há previsão de crime funcional próprio semelhante.
* questão retirada da apostila: Exercícios de Direito Penal do Prof. Daniel; + de 250 questões; todas atualizadas e exclusivas para Escrevente;
** proibida a reprodução sem expressa autorização;
*** comente e concorra a apostilas.
4 comentários:
qual a resposta dessa Professor? Abraçoo
Qual a resposta desa professor?
Abraço!
Alernativa D
Artigo 319 do CP
(prevaricação - própria)
Questão e comentários abaixo retirados da apostila Exercícios de Direito Penal do Prof. Daniel a venda no blog por apenas R$ 20,00
Comentários: Preceito secundário é mesma a mesma coisa que pena, motivo pelo qual a resposta correta é a alternativa “a”, já que na leitura do Art. 304 do Código Penal, quanto a pena para o crime de uso de documento falso, o legislador nos remete as penas previstas (cominadas) para os crimes de falsificação ou alteração de documento público.
Postar um comentário